quinta-feira, 11 de julho de 2013

Resenha:Extraordinário

Hoje eu vou fazer uma resenha sobre o livro mais fofo e mais inspirador que li nos últimos meses.Extraordinário conta a história de Auggie um menino que nasceu com uma deformação facial(esqueci o nome da doença),e que por mais que ele descrevesse o seu rosto eu não conseguia imaginar como era,acontece que Auggie é uma criança tão boa e tão doce que depois de ler o livro você vai achar que não é tão ruim assim e que ele é lindo.
Bem no comecinho da história a mãe dele põe o garoto na escola. Auggie nunca havia frequentado uma escola na vida.E tem esse desafio pela frente,provar a todos que ele é normal,só um garoto comum.
O livro não tem assim(como eu posso dizer?)um ponto exato,aquele clímax,como em outros livros,aquela parte em que tudo da errado e que você sabe que o personagem vai passar o resto do livro tentando resolver.Ele só conta como é ser um aluno novo(e diferente )em uma escola nova,e como é difícil mostrar para os outros que você é comum,exatamente igual aos outros.Mas nem por isso é menos interessante.esse é um dos melhores livros que eu já l na vida e que pelo titulo e pela capa eu já sabia que ia me fazer ficar feliz e chorar ao mesmo tempo.
Você vai acompanhar a história  desse garoto por a perspectiva do próprio e de seus parentes e amigos.
Essa á a resenha que vem na capa do livro:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
E alem do mais o livro é cheio de frases lindas(spoiler!),separei algumas mais marcantes para vocês:

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. (R. J. Palacio, trecho do livro ‘Extraordinário’, página 55)


— “Mais gentil que o necessário” — repetiu. — Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza. (página 302) 

Ri de novo. Ele era tão bem-humorado com relação a si mesmo. Essa era uma das coisas que eu mais gostava no Auggie. (página 137)

É isto o que eu penso: passamos tanto tempo tentando fazer o August acreditar que ele era normal, agora ele realmente acha isso. O problema é que ele não é normal. (página 97)

Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado. Sabia que as pessoas estavam cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não. (página 56)

Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu. Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior. (página 11)

Então #ficaadica leiam o livro ele é perfeito.Ahh oque me lembra que as fotos que eu tirei do livro não ficaram legais entâo essas foram retiradas do google imagens.
Beijinhos e até o pròximo post.

1 comentário:

  1. que legal sua resenha, parece ser um bom livro mesmo.
    Estou te seguindo no blog, curti a fanpage tbm..=D
    Venha conhecer o meu blog:
    www.cantinhodopoderfeminino.blogspot.com.br
    Bjssss

    ResponderEliminar