segunda-feira, 7 de julho de 2014

Entrevista com Isadora Mello,blogueira no Ficcionalmente Real,e autora do livro Esconderijo Secreto

To super feliz de escrever esse post,pois a fofa(e que eu admiro muito)Isadora Mello topou dar uma entrevista aqui pro blog.Pra quem ainda não conhece,a Isadora tem 19 anos,é estudante de Biblioteconomia da Unirio,escritora,e blogueira no Ficcionalmente Real,blog no qual ela posta suas crônicas,contos,e poemas,e fala também sobre seus livros favoritos.
Recentemente ela publicou(de forma independente)seu primeiro livro,intitulado Esconderijo Secreto,repleto de crônicas e contos.
Conheci o trabalho da Isadora através do grupo A Series of Serendipity,a publicação de uma garota dizendo que ia publicar seu primeiro livro de crônicas me chamou muito a atenção.E gente!,a menina é super talentosa,e as crônicas que ela escreve são lindas de mais,é impossível não se identificar com alguma ou não lembrar de algum momento da sua vida lendo elas!
Na entrevista a Isadora falou sobre seu primeiro livro,seu blog,objetivos e planos para o futuro,e também deu dicas para quem quer se tornar escritora:
Conte sua história na Blogosfera, como tudo começou?
 Bom, eu sempre tentei manter um blog, mas nem sempre isso deu muito certo, haha. Acho que tinha uns 13 anos quando criei o primeiro, mas ele não durou mais que 1 semana, porque eu não sabia o que postar a não ser fotos de mim mesma. Ficou uma coisa bastante chata de fazer, então, acabei largando ele. Daí com uns 15 anos eu criei o O Mundo de Carolina onde eu só publicava poesias. Mas ele também durou pouco tempo, porque eu não escrevia tantas poesias a ponto de conseguir manter um blog. Além do mais eu não entendia nada de layouts e o blog não estava nem um pouco a minha cara, coisa que me incomodava muito. Daí com 17 anos, quando criei uma página no facebook chamada Esconderijo Secreto, para publicar meus textos e minhas frases, acabei criando um tumblr num estilo blog (inspirada no tumblr do Caio Augusto Leite) também chamado Esconderijo Secreto. Este já tinha mais o meu estilo, e eu comecei a me empolgar mais com a blogosfera. Em 2012, quando eu criei o Ficcionalmente Real junto com minha amiga Gabi, também mantinha mais dois blogs, o Pronto, escrevi! e o A vida manuscrita. Só que, é claro, o conteúdo deles acabou ficando bem parecido, e eu percebi que era totalmente desnecessário ter tantos blogs assim. Aí acabei excluindo o Pronto, escrevi! e o A vida manuscrita e passei a me dedicar exclusivamente ao Ficcionalmente Real, que já está há quase 2 anos no ar! :)
Quando você percebeu que a escrita já fazia parte da sua vida?
Eu gosto de escrever desde pequena. Sempre soube que isso fazia parte da minha vida. Nos trabalhos da escola era eu que escrevia as falas, e os roteiros dos teatrinhos. Com 12 anos comecei a gostar de escrever roteiros de novelas, criar personagens e tal. Mas nunca tinha me passado pela cabeça ser escritora. Foi numa tarde depois do colégio, com um livro da Thalita Rebouças em mãos, que eu tive o estalo! haha Percebi que queria fazer o que ela fazia e despertar nas pessoas as mesmas sensações que ela me fazia sentir. Foi aí que descobri que queria ter a escrita como profissão. <3
 O que mais te inspira na hora de escrever suas crônicas?
 Muita gente pensa que meus textos são inspirados em situações que eu vivi. Mas, não é bem assim. O que mais me ajuda na hora de escrever é a música. Crio trilha sonora pra personagens, pra cenas, pra tudo! Sempre escrevo ouvindo música e isso me inspira bastante! Outras coisas que me dão essa tal inspiração é um livro que eu esteja lendo ou algum filme que eu tenha visto, e até mesmo pessoas que eu conheço. Mas às vezes ela vem muito do nada. No meu livro, por exemplo, tem um conto chamado Até o Sol quis ver que foi inspirado numa pichação que eu vi da janela do ônibus,haha.
 Quando você percebeu que tinha a possibilidade de publicar um livro?
Sempre vi essa possibilidade. Minha dúvida era mesmo se alguém, além de mim, ia gostar do que escrevo! haha Por isso, antes de publicar o Esconderijo Secreto de forma física eu lancei o livro on-line. Enviei o material pra mais de 200 e pessoas e recebi um retorno melhor do que eu imaginava. Vi que muita gente se identificou com o livro e até se emocionou com alguns textos. Fiquei muito feliz! Fui muito motivada a publicar o livro físico! Sabia que nem todos esses 200 leitores iriam comprar o livro, mas só de saber que as pessoas estavam gostando do que estava ali, acalmava meu coração.
Você teve incentivo para escrever o livro ?
Além do incentivo virtual que recebi, também tive apoio da minha mãe. Ninguém mais sabia que eu ia publicar meu primeiro livro.
O que as pessoas irão encontrar no seu livro ?
  Ah, o Esconderijo Secreto é um livro pra ser lido naqueles dias chuvosos sabe? Combina super! Ele traz textos sobre amor, desamor, amizade, sonhos e a busca por esses sonhos. Eu digo que ele foi feio pro público jovem, mas, na verdade, é um livro pra todo mundo que tem cicatrizes, sonhos e amores!
Quais dicas você daria pra quem também quer escrever e publicar um livro?
Primeiro de tudo: acredite que você consegue! Você, antes de qualquer leitor ou editor, precisa acreditar em si. Faça um trabalho do qual você goste e se sinta bem, e se dedique pra, depois, sentir orgulho do que fez. Não escreva algo só porque está na moda, ou porque fulano escreve assim. Escreva do seu jeito, com o seu estilo e com a sua personalidade. Acho que as pessoas precisam de algo diferente, sabe? Elas acabam enjoando de ler sempre "as mesmas coisas". Também escreva com calma. Não termine um livro com pressa só pra enviar pra editoras, ou só porque fulano ou beltrano publicaram, se você pode ir mais devagar, revisar, consertar erros, melhorar algo ali e aqui, e entregar algo de mais qualidade. Não só pra editora, mas também para seu futuro público, não é? (: Acho que essas são as três dicas fundamentais: acreditar, se dedicar e ter paciência. ;)
 Todos nós blogueiros temos metas e sonhos envolvendo nossos blogs,quais são seus objetivos no meio virtual?
 Quero que o Ficcionalmente Real chegue a mais pessoas. Que elas se identifiquem com o blog e resolvam voltar simplesmente porque gostaram dele. Também quero que ele se destaque mesmo com sua simplicidade, mesmo sendo um blog literário e não tendo temas como DIY, moda ou maquiagem. Que ele seja reconhecido e aceito do jeitinho que é!
 Quais são seus planos para o futuro?
  Eu quero fazer com que cada vez mais pessoas conheçam o Esconderijo Secreto. Quero conseguir continuar cumprindo meu objetivo, que é tocar o coração das pessoas de alguma forma e também, futuramente, publicar meu primeiro romance.
Quais são seus ícones,as pessoas que te inspiram?
 Renato Russo é meu maior ídolo, sem dúvidas. Ele é genial! Dulce María, por toda sua história de vida, também é um exemplo de garra e de que sonhos podem se realizar, mesmo que o mundo à sua volta diga que não. E na literatura, a Thalita Rebouças é meu grande ícone! A admiro muito,tanto pela profissional quanto pela pessoa que ela é. Além do mais, mesmo que ela nem saiba, foi ela que me fez perceber o que eu quero ser pro resto da vida! 
Como você se descreveria?
Hmmm, que difícil! Sou péssima em falar sobre mim, haha. Mas diria que sou uma pessoa sensível, muito amiga, criativa, um pouco perfeccionista, enfim, sou uma menina cheia de sonhos, e que nem cogita a possibilidade deles não darem certo. Felizmente (ou não) sou otimista até o fim! haha
 Pra terminar,nos conte,quais são seus livros preferidos?
 Extraordinário, da R.J Palacio; Identidade Roubada, da Chevy Stevens; Sábado à Noite, da Babi Dewet; e Traição entre amigas, da Thalita Rebouças. 
A Capa do Livro é muuuito fofa:
Sinopse: Às vezes, quando passamos por situações difíceis, só queremos sumir do mundo por um bom tempo. Se esconder nem sempre é uma demonstração de fraqueza. Às vezes, isto é algo imprescindível para nos encontrarmos e acabar de vez com toda a tempestade que deságua dentro de nós. E, em momentos como esses, as palavras podem ser boas aliadas.
Booktrailer do livro:



Para comprar o livro físico é só clicar aqui,e para quem quiser fazer parte do grupo ''Esconderijo Secreto'' e ficar atualizado sobre as novidades sobre o livro e os posts novos do Ficcionalmente real é só clicar aqui.
Queria agradecer a Isadora por dar essa entrevista,e dizer que estou super ansiosa por mais livros novos dela ♥
Espero que tenham gostado do post,e se inspirado com a história dela (principalmente pra quem gosta de escrever tanto quanto eu e sonha publicar um livro um dia).
Beijão <3

10 comentários:

  1. Amei a entrevista e gostaria de participar, sou seguidora do seu blog e tenho gostado muito! também tenho muita vontade de escrever pois sou estudante de letras e esta área me chama atenção! bjos http://gabydasilvalima.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gosta do blog Fátima!Não abro vagas pra entrevistas,na verdade eu é que escolho quem quero entrevistar e vejo se a pessoa topa.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Nossa eu ameeeei a entrevista, é sempre bom conhecer escritores novos e ajudá-los a crescer. Nós blogueiros somos grandes vozes para a mudança para um Brasil nem que seja um pouco mais literário! Adorei conhecer a Isadora, ela é linda! ♥

    http://cupcakeleitor.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza Thawan,devemos aproveitar o nosso espaço pra mostrar aos nossos leitores(mesmo que poucos),que ler e escrever é maravilhoso :)
      A Isadora é um amor,além de escrever muito bem,foi super simpática ♥

      Eliminar
  3. Gostei bastante da entrevista e da blogueira porque me prendeu do começo ao fim!! Eu também adoro escrever, acho que os meus textos são o meu esconderijo secreto :)
    http://landlandnever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poxa,não tinha visto dessa forma ainda,mas é bem verdade,também adoro escrever,e acabo de perceber que meus textos também são meu esconderijo secreto,sempre que preciso fugir da realidade eu escrevo.
      Beijos ♥

      Eliminar
  4. Caraca você é boa com as perguntas ein, amei e espero por mais entrevistas! Essa entrevista abriu minha mente pra muitas coisas a respeito do blog, muito adorei mesmo!

    http://makevermelha.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha obrigada.Vou começar a procurar por mais pessoas que fazem um trabalho legal como o da Isadora pra apresentar aqui no blog.

      Eliminar
  5. Paloma, adorei dar a entrevista pro seu blog! Muito obrigada pelo convite ^_^ O post ficou lindo, amei! <3 Espero que continue gostando do que eu escrevo *-*

    Beijos!! :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do post Isadora!Obrigada por dar a entrevista,eu amei te conhecer melhor.E pode ter certeza que eu vou continuar gostando e acompanhando seus posts,principalmente as crônicas!
      Beijão ♥

      Eliminar