terça-feira, 8 de julho de 2014

Resenha:Feliz aniversário querida estranha


Créditos da foto:Colina do Tordo.
Autora: Tatiana Busto Garcia
Editora: Sá Editora
Pág.:163
Ano: 2011
Sinopse:
Numa segunda-feira de extremo calor, em que todos esqueceram seu aniversário, nada poderia ser mais tedioso para Sara que comparecer a uma sessão de terapia. Mas as coisas tomam rumo diferente quando ela testemunha um assalto e é trancada com outro refém, um jornalista bem mais velho que ela, no depósito de um edifício comercial. Confinada num espaço minúsculo com um desconhecido, é que Sara, ironicamente, enfrentará de verdade seus piores medos pela primeira vez. E aí, então, tudo vira de cabeça para baixo.

Feliz aniversário Querida Estranha é um daqueles livros que você lê em poucas horas,e nem percebe que está gostando tanto,mas quando termina a ultima página fica com aquele sentimento de ''quero mais'',e sabe que a leitura te acrescentou alguma coisa.
Nesse livro iremos conhecer toda a história de Sara,isso em um dia só. 
Sara é uma garota depressiva,peculiar e irônica,que segundo ela mesma,tem um vida medíocre.Com uma mãe bancando a adolescente,um pai que vive viajando a trabalho,e uma irmã ''porra loca'' que ela não vê a séculos.Não tem muitos amigos e é obrigada por a mãe a frequentar a terapia.Até aqui você ainda deve estar achando que esse é mais um daqueles livros teens que falam dos clichês da adolescência,mas não,não é!
No dia de seu aniversário(que ninguém se lembrou)Sara foi obrigada por a mãe,mas uma vez a ir a terapia,porem nesse mesmo dia ocorre um assalto,e suas únicas testemunhas são ela e Francisco,um Jornalista ''fracassado'',sendo assim,os dois são confinados em uma sala minúscula juntos.
A partir dai o livro começa a te prender.Conhecemos as histórias de Francisco e Lara.Suas decepções,amores,alegrias,tristezas,perdas e problemas familiares.Adorei as partes em que sabemos mais sobre eles,pois amo livros em que conseguimos conhecer um personagem por completo.
Esse é um livro muito real sabe?,em que nos identificamos com os personagens,e com determinados momentos de suas histórias.Nada de criar uma vida perfeita,a autora deste livro mostra um mundo real,onde quebramos a cara,choramos,rimos,deixamos um amor ir embora,ou nos rebelamos sem um motivo aparente(isso é pra Sara haha). Mas não é nada dramático,ao contrário,ele é hilário,as tiradas sarcásticas e ácidas da Sara vão lhe fazer esboçar um sorriso.
Vi muito de mim na Lara,muito mesmo,desde sua forma de se vestir e suas características físicas descritas por a autora,até seu gosto musical e sua forma de ver o mudo e de interpretar como as pessoas agem.
Já deu pra sacar que no fim esses dois estranhos não são mais desconhecidos,na verdade eles se conhecem mais do que a maioria das pessoas.
O livro termina de uma maneira meio vaga,e que te deixa um pouco frustrado,acredito que foi melhor desse jeito,mas talvez você se pergunte algumas horas depois de o ter terminado,como seguiu a vida dessas duas pessoas tão diferentes,mas com tanto em comum.
Lara inventa alguns títulos(bem irônicos)de livros:
Notas para títulos de livros - Romances:
- Menos BeeGees e mais Nick Cave
- Ifode
Pág. 30 

Notas para títulos de livros - Coleção especial DIY (faça você mesmo)
- Papanicolau
- Indie Movie
- Lobotomia
Pág. 94

Citações do livro:
"Sabe,Sara...todos nós...em algum momentos de nossas vidas...agimos como coveiros,sepultando dia após dia as nossas dores..."

"Parece que hoje temos que ter um orgulho tranquilo daquilo que nos tornamos, ainda que nos achemos uns merdas. Na nossa sociedade não há mais espaço para os grandes frustrados,fracassados,derrotados,arrependidos. Estamos sempre tentando ver o lado bom das coisas e, quando ele não existe,o inventamos."

"Pois é... A vida de algumas pessoas cabe num parágrafo. Acho a minha cabe num guardanapo de bar e ainda sobra espaço pra ilustração." 

''você é jovem ainda e tem o mundo pela frente, mas quer saber a verdade? você é jovem por muito pouco tempo. E seus sonhos.. Bem, seus sonhos viram adorno de estante. De vez em quando você se lembra deles, tira da estante, percebe que estão cheios de pó e volta a coloca-los no lugar, de preferência numa prateleira bem alta, para onde você quase nunca olha''

Enfim,pesar não ser um best-seller,o livro vale muuuuito a pena ser lido,principalmente se você quiser rir e se emocionar ao mesmo tempo,conhecer novas perspectivas de vida,e principalmente pensar,pois ele vai fazer você se questionar muito.
Espero que tenham gostado,beijão♥

8 comentários:

  1. Respostas
    1. É incrível,pode ter certeza,vale muito a pena ler :)

      Eliminar
  2. Oi Palomo, tudo bem?
    Recentemente ter a "marca" de best-seller ali não tem sido sinônimo de um livro bom e no entanto tenho descoberto vários como esse que são maravilhosos. Quando abri a resenha acreditei que seria um livro de suspense daqueles que você demora para ler no entanto agora que entendi melhor sobre ele com certeza ele entrou para lista.
    Beijos.
    http://penacomtinta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade,adoro ler best-seller,mas não me limito a eles,ultimamente estou querendo ler esse livros que pouca gente conhece,e estou adorando.
      Realmente,o titulo lembra um suspense rsrs.
      Beijos.

      Eliminar
  3. Adorei o nome desse livro, parece ser uma história incrível! bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

    ResponderEliminar