quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Papo de blogueira:Fotografia

Obviamente não sou a pessoa mais adequada pra falar sobre fotografia,sei muito bem disso,sou completamente apaixonada por o tema,mas na prática não tenho chance nenhuma,você vê isso logo de cara,com a foto de topo do post,ela não tem qualidade de câmera profissional não é mesmo?,a diferença é que eu nunca usei a desculpa de não ter uma câmera dessas (apesar de não negar que são meu sonho de consumo e que me ajudariam e muito com o blog) pra viver pegando imagens do google imagens,tumblr,we heart it,e outros sites populares(ou até de blogs alheios,volta e meia aparece na blogosfera história de blogueira que pegou fotos de outra e nem se deu ao trabalho de dar os devidos créditos).
Mas sei que consigo me virar,e principalmente dar o meu melhor,mesmo que o meu melhor as vezes não de um resultado muito bonito.Prova disso é que a um tempo(um tempão na verdade)algumas leitoras me pediram nas redes sociais e até nos comentários aqui do blog,que eu fizesse um post dando algumas dicas de fotografia,coisas que funcionam pra mim.
Sei que estou falando demais,mas já pensava em fazer algo desse tipo a um tempo,um post falando sobre a importância da fotografia no blog.Primeiramente todo mundo sabe que blog é algo muito visual,ou seja,fotografia não é essencial em um blog,é obrigação!E eu como leitora odeio entrar em blogs em que praticamente todas as fotos foram retiradas de outros sites(afinal da pra reconhecer,vivo em redes sociais,blogs,sites,algumas fotos já são velhas conhecidas minhas,sem falar da galera que se esquece do endereço do blog no canto da imagem).
Um blog com fotos próprias,mesmo que simples,tem personalidade,e faz o leitor ter vontade de voltar depois. Ok,''mas você não usa imagens que não são suas?'',claro que sim,mas tento sempre deixar posts com fotos próprias entre aqueles em que usei as fotografias de outros sites,pra não ficar aquela coisa feia e sem personalidade que eu tanto odeio.
Então antes de começar com as dicas queria dar um lembrete:ninguém começa de cima,nem a sua blogueira favorita começou de cima.No inicio vai ficar tudo meio porcaria(não ha como negar),mas com o tempo você melhora e muito(e quem sabe não ganha/compra a tão sonhada câmera profissional né?).E isso não vale apenas pra fotos ok?,mas pra qualquer coisa com que você esteja tendo dificuldade em seu blog.
Ok,chega de blá blá blá(aposto que até aqui todo mundo já desistiu de ler),e vamos as dicas:
Iluminação Artificial:Uma luminária com uma qualidade legal,uma lâmpada com uma potencia boa,ou até uma lanterna pra improvisar.Itens que você achava que não faziam a menor diferença podem melhorar a qualidade da sua foto na falta de uma iluminação natural,ou quando você deseja fotografar a noite.
Luz do Sol:Essa dica todo mundo já ta cansado de ouvir né?,mas é a melhor que há.Quando quiser fotografar uma resenha por exemplo vá para perto de uma janela.Fotos com iluminação natural tem um resultado ótimo.
Paisagem:Quer deixar os seus looks do dia ainda mais legais?,então procure uma paisagem legal(e natural,é ainda melhor),um ambiente fotogênico e com personalidade.Eu deveria seguir mais essa dica,raramente saio para fotografar looks do dia(preguiça/timidez de fotografar em publico),mas amo fotografar paisagens,sempre ficam muito legais,e eu geralmente as uso em posts de crônicas,ou imagens do mês.
Parede Branca:Fotos perto de paredes brancas ficam mais claras.
Editores de imagem:Edição exagerada fica muito superficial(sei por experiencia própria hehe),mas os editores de imagem quebram um galho e ajudam bastante a melhorar a imagem(efeitos,cortes,ajustes etc),eu recomendo uns que são bem simples,mas que eu uso muito,no meu computador eu tenho o Photoscape,e online eu uso o Picmonkey e o Photogramio.
Fundo:Já falei da paisagem,mas para as fotos mais simples,como resenha,tutorial de nail art,Diy,etc,o fundo faz diferença.Eu por exemplo faço todas as minhas fotos de resenhas de livro sobre algum lençol ou travesseiro com estampa legal(é tudo improviso na minha vida hehe).
Apps:Alguns apps tem uns efeitos lindos,a foto do topo do post por exemplo eu editei no A Beautil Mess e usei esse efeito(que adoro!) que deixa a foto com aspecto empoeirado e velhinho.Eu indico o A Beautiful Mess como já falei,e o PicCollage.
Detalhes:Os detalhes dão um up naquela foto que não ficaria tão legal.Sempre que vou tirar fotos para algum post de resenha,ou até comprinhas do mês,tento incrementar a imagem com alguma coisa pra ficar mais criativo,como bonequinhos,um batom vermelho,a torre Eiffel que tenho,e outras coisas,acredite o resultado fica bem legal.
Foco e Fontes:Sempre que tiro uma foto e quando vou editar vejo que não ficou tão legal quanto eu imaginei,desfoco o fundo e uso uma fonte bonita com o titulo do post e uso como imagem de topo do post.
Simplicidade:As ações do dia,algo legal na rua,o céu,etc,a simplicidade dá fotos lindas,pode acreditar!
Criatividade:A Criatividade é essencial e é o que realmente vai fazer a diferença nas suas fotos,não adianta ter um câmera profissional em mãos e não deixar a imaginação fluir.Procurem referencias no tumblr,no Flickr,no Pinterest e se inspirem. 

Ok,sei que o post ficou grande,então parabéns pra você que leu até o final.Espero que tenham curtido,aproveitado as dicas,e que deem o seu melhor seja tanto nas fotos do blog,quanto em qualquer outra coisa.
Beijão♥

10 comentários:

  1. Tô com o app aqui, mas não achei o filtro que deixa as fotos meio que velhas. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez o seu app seja um versão antiga Thaty.De qualquer forma procure o efeito T3 na categoria Flares.

      Eliminar
  2. Boas dicas, por mais que eu ame fotografia, eu não tiro tanta foto assim das coisas, mas eu me arrisco em alguns momentos (preciso fazer isso mais vezes, mas sem o equipamento necessário fica difícil). Quero fazer um curso par aprender mais sabe? Tenho o Cymera e o Aviary no celular, são muito bons. No computador uso o Lightroom e Photoshop mesmo..

    Tudo Que Motiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas flor,como eu falei no post temos que começar de algum lugar,não da pra esperar o equipamento necessário chegar,temos que começar a praticar agora,pra aperfeiçoar nossas fotografias cada vez mais :)
      Vou pesquisar sobre esses apps e se gostar vou baixar no meu celular.
      Beijos.

      Eliminar
  3. Lindas Fotografias!

    http://followsteflowers.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Adoro fotografia, e quem tem blog precisa aprender a se virar mesmo. Eu não sei muito ainda, mas é tudo questão de prática. www.alemdolookdodia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Gabi,desde que criei o blog aprendi a improvisar ;)

      Eliminar
  5. Sobre eu estar completamente apaixonada pela sua foto do céu <3

    ResponderEliminar