quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Outubro Rosa

Créditos da imagem:Me Move
Ainda sou adolescente,15 anos,pirralha.E você pode achar que esse assunto não diz respeito a mim.Mas sou mulher,e sei que desde cedo nós temos que nos conscientizar sobre os males dessa doença horrível que é o câncer de mama.
Na escola estamos debatendo muito o assunto,fazendo palestras,trabalhos,e pesquisando sobre o tema.E isso me motivou ainda mais a falar sobre o assunto aqui no blog.
O que é câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama,que passam a se dividir descontroladamente.Ocorre o crescimento anormal das células mamárias,tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. 
Você sabia que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo,e o mais comum entre as mulheres?No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são altas,muito provavelmente por a doença ser diagnosticada na maioria das vezes em estágios avançados.1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano.Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.Mais de 65 MIL mulheres já fizeram cirurgia de remoção dos seios para o tratamento do câncer de mama através do SUS.Imagine como fica a auto estima de uma mulher após enfrentar isso tudo?
Não dá pra descuidar.

As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas de câncer de mama. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade.A partir dos 50 anos, particularmente,os riscos entram em uma curva ascendente.Por isso a importância do auto exame,quando praticado desde cedo ele se torna um hábito,e assim qualquer coisa estranha que a mulher possa vir a detectar o médico deve ser consultado.Quando descoberto precocemente as chances de cura são muito maiores.
Sei que esse post saiu bem tarde(tarde?é apelido).Mas como a causa é nobre não tem problema.
Alias,não importa a data,esse assunto deve ser sempre relembrado.A prevenção tem uma importância
extrema!
Bom,sei que esse tema fugiu um pouco do comum do blog,mas eu espero que vocês tenham curtido,e principalmente pensado um pouco mais sobre ele.
Beijos.
(Site que me ajudou muito a fazer esse post-Minha Vida)

7 comentários:

  1. Paloma querida, eu com meus 23 anos, já fiz o auto exame, e graças a Deus não tenho nada.
    E essa campanha vem conscientizando não só mulheres, como a todos, de que essa pode ser uma batalha vencida. Achei maravilhosa a campanha este mês, e linda a sua postura comentando sobre isso no seu blog, esta de parabéns.
    Dá uma passadinha no meu blog quando puder: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super concordo com você Paola.A campanha é extremamente importante,e vem conscientizando cada vez mais pessoas sobre essa terrível doença.Decidi que uma causa tão nobre devia aparecer aqui no blog.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Essa campanha do Outubro Rosa é muito importante
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar