sábado, 29 de novembro de 2014

Resenha:Manual dos jovens estressados,mas muito inteligentes

Tempão que eu não fazia uma resenha por aqui né?Tô tentando mudar isso,e também voltar a ler com mais frequência como antigamente.A preguiça e a falta de tempo estão me fazendo interromper
muitas leituras.
A resenha de hoje é de um livro que eu peguei emprestado com uma colega.Que jurava de pé junto que ele tratava de assuntos sérios com muito senso de humor.Olha,acabo de perceber que o meu gosto(ou o meu senso de humor) deve ser bem diferente.Pois tudo o que eu vi foram tentativas patéticas de fazer o leitor dar uma risadinha.
Mas espera um pouco,antes de começar a detonar o livro,vou pelo menos mostrar a sinopse:

Manual dos jovens estressados,não é um manual comum.Ele não quer ensinar aquilo que nenhum jovem sabe,não quer falar de assuntos tabus,como sexo ou drogas,mas sim bater um papo franco e aberto com o leitor sobre o que pensa,sobre seus medos,seus sonhos.O que está neste livro,um animado diálogo entre o Dr. Cury e o enlouquecido professor iEstresse,é o dia a dia do jovem,aquelas situações pelas quais todos nós,ou pelo menos algum dos nossos amigos já passaram alguma vez na vida.Ao contar essas histórias,Cury procura não só ajudar os jovens a enfrentar seus desafios,como também mostrar que devem estar preparados para fracassos e vitórias que nem sempre virão exatamente como planejamos.

Pensei duas vezes antes de fazer essa resenha.Uma por não ter gostado do livro,e o outra por o autor da obra ser o elogiadíssimo Augusto Cury.
Que fique bem claro que não estou questionando a capacidade do Augusto de escrever livros,e nem dizendo que ele não tem talento.Talvez esse seja seu livro mais fraco,talvez apenas eu não tenha gostado,ou talvez eu tenha um péssimo gosto.
''Mas espera um pouco Paloma,se você não estava gostando do livro por que não parou de ler?''
Bem,quando peço livros emprestado,eu acho que o minimo que devo fazer é lelos.Esse fato junto a essa minha mania de odiar começar um livro e não terminar,e a esperança de que a leitura vai melhorar no próximo capitulo.Virou uma espécie de desafio terminar esse manual.
Em ''Manual dos Jovens Estressados'' Agusto Cury nos dá dicas de como treinar nossa inteligencia emocional,como ir melhor no colégio,como ter mais autoconfiança,etc.Isso mesmo,é mais um desses livros de auto ajuda,só que bem voltado para o publico adolescente.
O enredo se constrói através de um diálogo entre o professor iEstresse e o doutor Cury.A decepção já começou nas primeiras páginas.Com esse tal bisneto do Einstein,chamado iEstresse.O personagem 
parece voltado para o publico infantil.
Ao longo do livro vários assuntos são discutidos.Como depressão,escola, bullying,baixo auto estima,etc.Nada muito tabu como a própria sinopse conta.Mas sabe aqueles assuntos que são extremamente importantes,só que de tanto serem falados na mídia se tornam clichês?Pois é,estão todos nesse livro.
A cada página que eu lia,me lembrava de uma coisa que um professor de teatro me falou certa vez.Ele dizia que algumas peças de teatro anti drogas,de tão ruins,fazem você sair de lá querendo ser usuário.E esse livro fala de forma tão exagerada para você se amar,e ter confiança,que tudo o que você quer ser quando ele acaba é ser um fracassado sem auto estima e amor próprio.
Entre as conversas de Cury e iEstresse,são contadas algumas historinhas de jovens que sofreram de depressão ou coisa do tipo.Nada que você não tenha visto em filmes,ou na tv.O cara que quer se matar,mas no fim vê que não vale a pena.
''Mas Paloma,você não acha isso importante?''
É claro que sim!Mas não é diferente!É apenas a mesma história sendo contada do mesmo jeito,e de uma forma ainda mais clichê.
Ok.Acho que já deu pra sacar minha opinião sobre o livro né?Mas nem tudo é perdido.Algumas citações do livro são ótimas,e me fizeram refletir.Achei algumas das quais gostei nesse site,deem uma olhada!

Algum de vocês já leu um livro do Cury?Curtiu?Recomenda?Me conta aqui nos comentários.

10 comentários:

  1. Queria muito ler esse livro mais não sei onde achar !!! kkkk Amo ler!!! www.blogdavitypalmas.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também amo Vity. Tô louca pra ler outro pra me curar do trauma desse -_-

      Eliminar
  2. Nao sou muito fã de leitura, mas estou tentando mudar isso desde que comecei com o blog, entro em vários blogs com dicas de livro e fiquei mais animada :D Gostei desse, vou anotar aqui e me animais mais

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adicione a sua lista Barbara. Acho que sempre é valido ler algum livro do Cury. Mas ao meu ver; esse realmente não é bom :(

      Eliminar
  3. Estou precisando ler esse livro kkkkkkkkkk
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Oué, sério que o Augusto Cury decepcionou você? Estou pra ler esse livro então!

    Abraços,
    blogmilenafranca.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia Milena! E tire suas próprias conclusões, não curti o livro, mas é bem provável que seja uma opinião pessoal apenas ;)

      Eliminar
  5. Agora fiquei curiosa para ler esse livro. Já li um Livro de Augusto Cury é sua forma de interagir no livro é otima. Gostei da dica do livro. bjs
    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu disse na resenha,não curti,por tanto não indico :/

      Eliminar