domingo, 20 de setembro de 2015

Aleatoriedades: Paranapiacaba

Dia desses eu e minha classe da escola fomos fazer um trabalho de campo. ''Trabalho de Campo'' é o nome dado aquele trabalho que é feito fora da escola. Normalmente visitamos cidades históricas que tem uma parte significativa no desenvolvimento do país. Esse ano visitamos Paranapiacaba, e eu aproveitei que o local é bem fotogênico para fazer algumas fotos. 

Antes de mostrar as fotos eu queria falar um pouquinho mais sobre o lugar. Paranapiacaba é uma cidade ''tombada'', ou seja, é considerada um patrimônio histórico por o Governo do Estado de São Paulo. Essa vila ferroviária surgiu por volta de 1867 para servir de moradia aos engenheiros ingleses que vieram trabalhar aqui. Por isso a arquitetura vitoriana do lugar pode parecer um pouco incomum, a maioria das construções da cidade foram baseadas nas da Inglaterra (inclusive o relógio da vila que é inspirado no Big Ben). E apesar de alguns lugares já estarem bem caídos (já que os moradores não podem alterar nada lá, nem reformar os lugares direito -pra fazer isso tem que envolver uma burocracia do caramba- pois como eu disse, o local é tombado) a cidade tem seu charme, e é até meio macabra, mas de uma forma legal hehe.

Tem duas coisas nessa vila que se tornaram minhas favoritas. Primeira, o lugar é cercado por lendas e mistérios, os monitores contaram pra gente e todo mundo ficou fascinado por as histórias (pesquisem, eu recomendo). E segunda, a neblina que torna o local cenário de filme! É até difícil de enxergar, mas tudo fica tão lindo ♥ Os trens enferrujados e as matas que rodam a vila me fizeram ter vontade de morar lá por algumas semanas, só pra me sentir dentro de um filme.

Pronto! Parei de enrolação, bora pras fotos (e ignorem a perca de qualidade de uma imagem pra outra).

Espero que tenham gostado.

Beijão♥

2 comentários:

  1. Olá!
    té a neblina colabora com o cenário inglês! O Brasil é cheio de influências europeias, com arte, arquitetura e gastronomia bem diversificada, de acordo com o povo que fixou-se em cada região.
    Abraço e boas viagens!
    www.novocaroneiro.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente Luis, até a neblina colabora e faz lembrar o cenário inglês! Dá um charme a mais ao local!
      Boas viagens pra você também :)

      Eliminar