sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Resenha: Quem é Você Alasca?

Comecei minhas leituras do John Green por O Teorema Katherine, lembro que o escritor tinha começado a bombar na época graças A Culpa é das Estrelas, mas eu queria ler uma história que ainda não conhecesse. Me decepcionei de primeira e fiquei me perguntando o que as pessoas viam na escrita do cara. Depois, resolvi dar mais uma chance, e me apaixonei completamente por Cidades de Papel. Esse sem duvida é meu livro favorito do John. E por fim, veio Quem é Você Alasca? Que foi o livro que me fez amar de vez o escritor. 

Sinopse:
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.
Quem é Você Alasca? fez o que nenhum livro tem conseguido fazer comigo ultimamente: me transportar pra outra realidade. Assim que comecei a ler me vi ao lado do protagonista Miles ''Gordo'' Halter, indo começar uma vida nova na Culver Creek. 

Miles é um garoto bem normal pra falar a verdade, por isso a identificação com o personagem é instantânea. O único fato que o diferencia dos demais é seu hobbie nada comum de ''colecionar'' ultimas palavras. 
Ao chegar em seu novo colégio, Miles conhece o personagem que será responsável por a maior parte das risadas que você dará lendo este livro, o Chip, também conhecido como ''Coronel'', seu colega de quarto. Um baixinho de personalidade forte, irônico e ''esquentado''. Que vive pensando em uma forma de confrontar a ''elite'' da escola. Pois é, no livro a escola é dividida em duas, basicamente: os ricos e os pobres. E os dois grupos vivem em guerra.

É lá também que Gordo (esse é o apelido que o Coronel dá pra ele, devido ao fato dele ser muito magro haha) conhece Alasca Young. Uma jovem linda, engraçada, inteligente, louca e misteriosa. Ela e Coronel apresentam a Miles uma vida completamente diferente da que ele vivia, cheia de bebidas, cigarros, trotes e pegação. Mas calma! Não é nada parecido com aqueles besteiróis americanos. Depois explico o porque.
Obviamente Miles se apaixona por a garota de olhos verdes no primeiro segundo em que a vê. Alasca é uma personagem única, tudo nela é muito marcante, suas manias, sua aparência e principalmente sua história de vida (que você vai saber lá no meio do livro). 

Uma das coisas mais legais dos livros do John Green é que eles não são nada vagos. Cheios de detalhes, eles tornam mas fácil pra gente imaginar os lugares em que a história se passa e as características dos personagens. E cada amigo do Gordo em Quem é Você Alasca? traz um pouco de seu passado para o livro. O que é muito bom, pois eu curto quando a vida dos personagens secundários também é contada, nem que seja só um pouco.

Miles também faz outros amigos bem legais, como o Takumi e a Lara (que acaba se tornando a primeira namorada do Miles).
Um detalhe sobre o livro é que ele começa com uma espécie de contagem regressiva. 136 dias antes de algo acontecer, e depois que esse algo acontece, ele mostra 136 dias que se passaram depois do ocorrido. O que eu posso dizer é: esse algo é ARRASADOR.
Esse é um livro intenso. Que apesar de falar sobre amizade, também fala sobre como as pessoas que amamos podem nos machucar, e sobre a dor imensurável de perde-las. Fala sobre como, independente do quanto você é próximo a uma pessoa, é impossível conhece-la por completo. E isso é o que o diferencia dos tais besteiróis americanos que falei. A questão da dor é muito tratada no livro. É uma história tão simples e bonita que te faz refletir de uma forma diferente, não monótona, mas profunda e sentimental.
O desfecho é ótimo, não super surpreendente, mas satisfatório para o leitor, e bom para os personagens da história.

Resumindo, essa é uma leitura rápida e fácil. Cheia de boas metáforas (John Green arrasa nisso) e de personagens incríveis. Quem é Você Alasca? vai te tocar de alguma forma. Eu super recomendo!
‘’Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.’’ 

Música que ouvi durante todo o livro:
Espero que tenham gostado da resenha!

Beijos e até o próximo post ♥

2 comentários:

  1. tenho vontade de ler esse livro, esse negocio da contagem regressiva eu gostei.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é um dos meus favoritos Marjorie, então eu super recomendo <3

      Eliminar