quarta-feira, 4 de maio de 2016

Exposição: O Mundo de Tim Burton

Sempre adorei o assunto cinema (e até já cogitei fazer a faculdade, mas isso é outra história) e um dos diretores responsáveis por isso é o maravilhoso Tim Burton. Se esse nome não é familiar para você, deixe que eu refresque sua mente. Sabe aqueles filmes atemporais? Que nunca ficam ultrapassados e vão continuar sendo bons independente da época em que você assista? Então, esse cara é responsável por alguns deles. Quem não se lembra de Edward Mãos de Tesoura, A Noiva-Cadáver, O Estranho Mundo de Jack ou Os Fantasmas se Divertem? Esses longas que de certo fizeram parte da sua infância são só alguns dos trabalhos mais marcantes do diretor. 

Descobri no final do ano passado que a exposição que mostra um pouco da obra de Tim Burton viria para o Brasil e já soube que não podia perde-la. Então, a algumas semanas atras, consegui finalmente marcar presença lá no MIS e ver de pertinho tudo o que se passa na mente super criativa (e um tanto louca) desse cara. E vim compartilhar um pouco das minhas impressões com vocês.
A exposição conta com cerca de 500 itens que fazem parte da carreira do diretor. São bonecos, pinturas, storyboards e o que eu mais gostei ilustrações. Já no inicio da visita você da de cara com uma entrada muito loca, que te remete a atmosfera tipica dos filmes do Tim Burton. Alias, fotos só são permitidas nessa entrada, a partir do momento em que você esta do lado de dentro todo aparelho fotográfico deve ser guardado (#bolada).
No segundo andar se encontram alguns esboços do Tim (tô intima já) e uma peça com as cabeças do Jack (apenas incrível), mas a exposição só começa realmente depois que você (SPOILER!) desce um escorregador! É maravilhoso como isso tudo te leva de volta a infância.
Na primeira sala ficam várias pinturas do diretor e, o mais legal, esse boneco aqui (imaginei ele no meu quarto haha). Também vemos algumas cartas que ele trocou com a Disney, e muitos rascunhos que são melhores que qualquer desenho meu. Sabe aquela ilustração que você queria por em um quadro e ficar olhando o dia inteiro? Então! Todos os desenhos são cheios de detalhes, além daquele clássico ar macabro e divertido ao mesmo tempo. Algumas obras tinham frases de humor negro nelas.
Lá você também vai encontrar um sala com vários videos, mas eles só são visíveis quando olhamos através de um vidro. Detalhe: um desses videos que o Tim dirigiu é de Here With Me, clipe da minha banda favorita, The Killers (como eu não iria me apaixonar por essa exposição gente?!).
Demorei um pouquinho pra sacar que essa é uma das obras do Edward Mãos de Tesoura haha.
O mais incrível é ir reconhecendo aqueles personagens que amamos nos rascunhos do diretor e descobrir que existe um processo criativo insano por trás de cada filme dele. Também me dei conta de que o cara tem mais trabalhos do que imaginei e essa exposição me trouxe muita vontade de conhecer um pouco mais sobre todos eles.

Já deu de spoilers né? Escrevi mais do que pretendia. Mas é que é quase impossível não querer descrever cada um dos itens que se vê por lá. Tim Burton não é só diretor, ele é também um ilustrador, fotografo e escritor incrível. Enfim, um artista completo que te desperta a vontade de também viver para a arte.
Sobre os ingressos:
Os ingressos são, na maioria dos dias, vendidos pela internet. Mas se você não quiser esperar semanas pra conseguir reservar o seu (já que eles se esgotam assustadoramente rápido) recomendo que vá na terça (que é de graça ♥) ou no domingo. Eu cheguei quando eram quase onze horas da manhã de um domingo e fiquei cerca de, no máximo, quarenta minutos esperando. Consegui comprar um ingresso para o meio dia e fiquei bem feliz por que achei que sofreria mais na fila. Alias, paguei só 6 reais na meia. 

Recomendo que corram para ver a exposição, por que ela chega ao final já no dia 15 desse mês. E você pode ter mais informações sobre o local e os horários clicando aqui.
Nunca tinha feito uma resenha de exposição, mas espero que vocês tenham curtido.

Um beijão e até o próximo post ♥

4 comentários:

  1. Gostei do post, posso dar uma opnião?
    Vou dar né...rsrsrsr! Acho que este tipo de post deveria ser mais objetivo, tipo local, ingressos(primeiro), assim incentivando as pessoas a visitarem os locais.!
    Apesar deste post não ser um dos melhores, curto bastante o blog, e estou sempre comentando, por isto estou aqui, dando minha opinião!
    Espero não ser desagradável, nem grosseiro, só queria dar minha opinião, pois não consigo ser falso com as pessoas!
    Abraços!!
    Depois dê uma visitinha na minha página, tem um post bem legal sobre a Bienal do Livro de Minas Gerais!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Victor, tudo bom?
      Bem, antes de qualquer coisa, fico feliz em saber que você acompanha o blog. E saiba que você não foi grosseiro em momento algum. Afinal, criticas construtivas são sempre bem-vindas.

      Nesse post eu apenas coloquei o link que te leva até o site do museu para informações mais precisas. Porém no próximo eu posso colocar as informações direto no post :)

      Beijos!

      Eliminar
  2. Nossa! Essa exposição deve ser muito legal!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar