segunda-feira, 2 de maio de 2016

Tag: Você é Feminista?

Tem melhor forma de começar um post do que com um gif da Beyoncé?

Uma das minhas promessas para esse ano foi abordar o tema Feminismo ao menos uma vez por mês aqui no blog, afinal, o GI foi criado pra que pudesse falar sobre aquilo em que acredito. Mas como toda boa promessa que faço, essa também foi quebrada. E isso se deve ao tempo que não tem sido muito meu amigo nos últimos meses, por que vontade eu tenho e de sobra minha gente! Mas cá estou eu, depois de uma tortuosa semana de provas disposta a compensar os meses em que a causa não foi abordada aqui (sigo inconformada por não ter conseguido escrever sobre o dia da mulher <//3). 

Dia desses estava assistindo ao canal da incrível Ellora Haonne e me deparei com um ótimo vídeo onde ela respondia a tag Você é Feminista? Dei uma pesquisada e descobri que a tag foi criada por a Lully do canal Lully de Verdade em conjunto com outras youtubers. Gostei tanto que resolvi responder as perguntinhas aqui no blog.

Vídeo da Ellora:

1. O que é o feminismo pra você?

Não só para mim, mas para todas as pessoas que sacam o verdadeiro sentido desse movimento: a luta por igualdade de gênero. O que mais vejo na internet são pessoas que confundem essa tal igualdade com superioridade. Por isso entendam, nessa história ninguém quer ser melhor que ninguém. Nós mulheres só queremos ser vistas e tratadas da mesma forma com que a sociedade trata os homens. O movimento se chama Feminismo, por que nós somos o time que está perdendo. Somos nós que ganhamos menos, andamos nas ruas com medo e temos de engolir padrões de beleza e comportamento todos os dias. E é claro, só citei algumas das inúmeras desvantagens de ser mulher nesse mundo

2. Quando você descobriu que era feminista?

Várias situações me fizeram descobrir esse meu lado, mas eu sempre tive muito medo de me posicionar sobre esse assunto que é um dos mais polêmicos hoje em dia. Tinha medo pelo simples fato de as pessoas adorarem odiar quem luta por alguma coisa. Acontece que um dia cansei de ouvir frases do tipo ''case-se com um homem rico'' ou ''homens não se casam com meninas assim''. A ultima gota pra mim foi perceber que para as pessoas ao meu redor, meu sucesso na vida dependia de um homem e de um casamento. Hoje, quando ouço algo sexista e misógino já começo a argumentar contra aquilo.

Escrevi uma crônica sobre essa minha descoberta, você pode ler ela clicando aqui.

3. O que você mais escuta quando fala em "feminismo"?

Essa é dificil, mas vou fazer um top 5.

- É tudo mimimi.
- Não tem louça pra lavar?
- Feminista é tudo mal comida.
- É tudo vitimismo.
- Feminista é quem odeia os homens né? 

Pra ultima frase a minha cara é essa: 
4. Pra você, qual a maior evidência que o feminismo é necessário?

As noticias que saem nos veículos de comunicação todos os dias. É um absurdo atras do outro e quando você acha que não pode ficar pior, a sociedade vai la e te mostra que pode sim. Frequentemente assisto matérias sobre crimes passionais contra a mulher na tv e leio sobre alguma garota que sofreu abuso sexual. E esse obviamente não é o tipo de conteúdo que eu quero consumir e nem a noticia que eu quero ler no começo do meu dia, mas esses casos são tão frequentes que é impossível ignorar e impedir que essas informações cheguem até você.

Ah, já fiz um post comentando 3 noticias que te fazem pensar sobre a importância do feminismo, deem uma olhada clicando aqui.

5. O que você mudaria no movimento feminista no Brasil?

Vou repetir o que a Ellora disse no vídeo dela. O Feminismo no Brasil é visto como algo muito agressivo. Isso fica claro quando se discute o assunto em uma roda de amigos ou (principalmente) na internet. É só citar o nome do movimento e as pessoas já preparam seus argumentos ultrapassados e os utilizam como se fossem armas. E porra! Isso não é uma guerra. A galera deveria parar de se esforçar tanto pra ganhar discussões e criar uma rivalidade que não deveria existir, e começar a encarar o Feminismo com mais naturalidade. Não é por que você se dedica tanto a odiar essa causa que ela vai simplesmente deixar de existir. Então aceite, mesmo que não concorde, e use e abuso da tolerância. 

Espero que esse post tenha te feito refletir sobre algumas questões e até te inspirado de alguma forma. Adoraria ver vocês respondendo essa tag e se alguém fizer isso deixa o link aqui nos comentários ein?

Beijão ♥

2 comentários:

  1. Adorei a TAG, vou fazer também porque o feminismo é algo que precisa ser discutido sim!

    hitoriasdeumamenteinquieta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça sim Lídia! Adoro ver blogueiras discutindo feminismo em seus posts :)

      Eliminar