quinta-feira, 14 de julho de 2016

Reposicionamento

Como já mencionei aqui algumas vezes, faço o ensino técnico de publicidade. Tudo o que aprendo nesse curso é maravilhoso e, volta e meia, entra uma matéria com potencial pra ser aplicada na vida pessoal também. Nesse trimestre estudamos o tal do reposicionamento. Beleza, vamos ao momento aula então. Primeiramente preciso explicar o que é posicionamento. Quando uma marca surge no mercado e quer fazer sucesso ela precisa se posicionar, ou seja, mostrar a que veio, criar uma identidade, se estabelecer na mente do consumidor e (em um vocabulário nada formal) abalar. Através do posicionamento ela vai tentar alcançar seus objetivos, crescer e lucrar. Já o reposicionamento é utilizado quando o público-alvo muda ou (na maioria dos casos) a marca entra em declínio. São estratégias para se reerguer e dar uma repaginada. Ficou claro né? (lembrando que isso foi uma explicação bem básica, e que não sou uma profissional da área, então perdoem qualquer equivoco meu). 

Ao ouvir o professor explicar a matéria na sala, fiquei pensando em como isso se aplica na minha vida pessoal. Lá no comecinho do ano eu era como a nova marca do mercado: queria me destacar, crescer como pessoa, mostrar pra todos (e principalmente pra mim mesma) do que eu era capaz. Tinha uma listinha de objetivos anotada e muita força de vontade no coração. E sim, eu tentei fazer as coisas acontecerem, mas com toda a honestidade desse mundo, desisti ao primeiro sinal de maré ruim. De repente vi que era Junho e que a listinha havia se perdido entre a bagunça das minhas gavetas. Me tornei a marca em declínio antes mesmo de chegar ao auge. Sei que isso não acontece só comigo, talvez nesse exato momento centenas de pessoas estejam sentadas na cama, olhando pro teto e se perguntando por que é que o destino não colabora com a gente. A chegada da metade do ano é sempre um tapa na cara né? Mas relaxa, vamos fazer o resto desses meses valer a pena ok? 

Pensando em tudo isso resolvi fazer esse post com as minhas ''estratégias de marketing'' para se reposicionar. Não sou a melhor concelheira desse mundo e talvez ninguém deva me dar ouvidos, mas acredito que essas dicas aqui vão te dar um animozinho pra sacudir a poeira.

7 ''estratégias de marketing'' para começar a utilizar a partir de hoje:

Reveja suas metas: Você realmente precisa daquele iPhone? Ou necessita fazer aquela dieta? Ou quer mesmo gastar seu dinheiro com aquela bolsa que custa o olho da cara? Se tem uma coisa que aprendi na vida é que muitas vezes tomamos decisões baseadas em como as pessoas vão nos enxergar. É dificil separar o que realmente queremos para nossa vida, e o que nos fazem pensar que queremos. Por isso é importante avaliar direitinho se os objetivos traçados vem do nosso coração ou de algum padrãozinho criado.

Mantenha o foco: Esse provavelmente é o ponto mais importante de todos. Foque naquilo que você tanto deseja e não se deixe levar por a preguiça, o desanimo e o baixo astral. Esse lance de lista é bem clichê, mas realmente te ajuda a se organizar. Pegue um caderno, anote tudo aquilo que você quer cumprir até o fim de 2016, sublinhe a sua principal meta nesse momento e também anote como pretende realiza-la. Foque nela, vá até o fim e após isso inicie outra meta da lista. Repita o ciclo até o final. 

Abra o coração: Quem não começa o ano torcendo pra encontrar o amor? Isso está nos planos de quase todos nós, e não ha nada de errado em querer desfrutar desse sentimento que todo mundo diz ser tão incrível. Acontece que pra deixa-lo entrar na sua vida, é preciso destrancar a porta do coração. Ou seja, largue as paixões antigas que não te levaram a nada e pare de sonhar com rolos que você sabe que não terão futuro. Se permitir deve ser a sua nova lei. Deixe-se conhecer outras pessoas, frequente lugares novos e puxe assunto com que te parece interessante. E isso é mais que valido para fazer novas amizades também ok? Lembre-se que pessoas novas trazem novidades, e novidades não deixam a vida ficar parada e sem graça. Alias, todo mundo pode nos acrescentar algo de bom. 

Pense fora da caixinha: Tente enxergar soluções que as demais pessoas não enxergam. Quer viajar mas ta sem grana? Então comece um pequeno negócio seu e lucre com ele. Seja criativo meu bem!

Invista no seu relacionamento com a família e os amigos: Sempre dê o melhor de si para essas pessoas que agregam tanto na nossa vida. Além de nos fazerem um bem danando, a família e os amigos serão sempre o pilar na hora de ir atrás de algum objetivo e muito possivelmente quem vai dar uma baita força para realizar nossos sonhos. Então os mantenha por perto e evite dramas e brigas. 

Fique em paz consigo mesmo: Nada nessa vida vai dar certo se você não estiver em paz consigo mesmo entendeu? NA-DI-NHA. Por isso mande para bem longe aquilo que não te faz bem e invista em algo maravilhoso chamado AMOR PRÓPRIO. No final das contas, na hora de correr atras de algum sonho, a melhor pessoa com quem você poderá contar é você mesmo. 

Comemore: Na correria louca do dia a dia sempre nos esquecemos de comemorar as pequenas vitórias. Um ótimo exemplo sou eu, que sempre me foco nos erros e acabo nem dando valor aos acertos. Por isso nunca se esqueça, uma das melhores formas de renovar as energias é comemorando, mesmo que de uma forma boba. Então reúna os amigos, vá ao cinema, compre uma pizza ou, sei lá, se permita dormir por um dia todo. Só não se esqueça de que comemorar torna a vida mais leve.

Bem, acho que esse foi o texto mais motivacional que já escrevi haha. Perdi a conta de quantas vezes usei as palavras objetivo e meta. Mas só queria mesmo é deixar bem claro que não dá pra desistir do que a gente quer tão facilmente. E agora me sinto com gás pra continuar seguindo a lista de ''desejos para 2016'' feita lá no comecinho do ano. Espero que as palavras ditas aqui tenham inspirado você de alguma forma, e se quiser contar alguma estratégia sua nos comentários fica a vontade ok?

Beijão e até o próximo post ♥

2 comentários:

  1. Gente. Como eu amo seus posts. Ótimas dicas, Pá.
    Um beijo ;*

    www.calmomila.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu amo seus comentários ♥
      Fico feliz que tenha gostado Camila :)

      Eliminar